Avenida Doutor José Maciel, 609 - Sala 1, Jardim Maria Rosa - Taboão da Serra/SP
  • (11) 4787-4905
  • (11) 4787-4907

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Instituto de Defesa do Consumidor questiona isenção de impostos para agrotóxicos

Ação que trata de benefícios fiscais deve ser julgada na próxima quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) anunciou que vai participar como amicus curiae (amigo da Corte) do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.553/DF, previsto para a próxima quarta-feira (19/2).

A ação, que trata de benefícios fiscais concedidos aos agrotóxicos, é movida pelo PSOL e questiona dois dispositivos legais que concedem benefícios fiscais aos agrotóxicos: o Decreto 7.660/11 e o Convênio 100/97 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

De acordo com nota do Idec divulgada nesta quinta-feira (13/2), os benefícios fiscais "violam o princípio da defesa do consumidor previsto na Constituição Federal que visa proteger a vida e a saúde da população". "O Estado deveria agir no sentido de minimizar o uso de agrotóxicos e não de aumentar", reforça o Idec, na nota.

"Tal ação desincentiva o desenvolvimento de alternativas técnicas para a produção agrícola e não estimula produtores a migrarem para modelos menos nocivos. Como resultado, esses benefícios fiscais intensificam a oferta de alimentos nocivos à saúde no mercado de consumo brasileiro", continua a advogada do Idec, Mariana Gondo.

Impacto bilionário

Segundo estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), feito por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), o valor que o governo federal e os Estados deixam de arrecadar com a isenção fiscal aos pesticidas é equivalente a quase quatro vezes o orçamento previsto para o Ministério do Meio Ambiente para 2020, um total de R$ 2,7 bilhões.

Neste contexto, a advogada popular da Terra de Direitos e integrante da Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida, Naiara Bittencourt, aponta ainda ser um "contrassenso" que, em um momento de extrema política de austeridade e de corte de direitos sociais, se manterem benefícios a produtos que "comprovadamente causam inúmeros danos e impactos à saúde humana e à biodiversidade brasileira".

O Greenpeace também engrossa o coro dessas entidades e redigiu uma manifestação técnica para o STF mostrando a visão sobre o modelo agrícola brasileiro e os agrotóxicos.